Dicas para Uma Boa Germinação

Os principais fatores que afetam a germinação para a produção de mudas no sistema "floating":

  • Qualidade das sementes utilizadas;
  • qualidade do substrato;
  • nível de água da piscina e adubação;
  • manejo do canteiro e
  • qualidade e sanidade da bandeja utilizada.

 

Sementes:

Na escolha das sementes deve-se levar em conta a origem e qualidade das sementes, a cultivar desejada e a reputação e garantias do fornecedor. Use somente sementes certificadas e de um fornecedor que lhe dê essas garantias.
A ProfiGen possui sementes certificadas  de vários híbridos e cultivares com alto padrão de qualidade e germinação.

Substrato:

Existem várias marcas de substrato no mercado. Além das características físicas, os substratos também variam quanto às características químicas. Normalmente, os substratos já contêm fertilizantes em sua fórmula, podendo haver grandes variações entre os mesmos quanto às quantidades e os tipos de fertilizantes utilizados.
Verifique com o vendedor as recomendações para cada tipo e marca e se é recomendada a aplicação de fertilizantes na água da piscina durante a semeadura ou se a aplicação deve ser feita somente após a germinação.  

Caso o substrato contenha alta dose de fertilizante na fórmula original, a adição de fertilizantes na água da piscina poderá causar problemas de salinização, prejudicando a germinação ou o desenvolvimento das mudas.

Não havendo informações ou recomendações disponíveis para a sua marca de substrato, sugere-se que não seja adicionado fertilizante na água da piscina até que a germinação esteja completa. Após a germinação poderá ser adicionado o fertilizante, levando em conta o desenvolvimento e o aspecto visual da muda.

Nível de água da piscina e adubação:

É recomendado que o canteiro seja bem nivelado e que o nível de água nas piscinas seja  mantido sempre no limite máximo para evitar problemas de salinização. Com a diminuição do nível de água das piscinas ocorre uma maior concentração de sais provenientes do adubo. Com a evaporação da água ocorre a concentração desses sais provenientes do adubo na parte superficial da bandeja, causando problemas de germinação ou danos às mudas.

Dentro de um mesmo "floating", caso houver variações no percentual de germinação entre diferentes bandejas, ou variações devido à localização na piscina, é provável que seja problema de salinização. Em muitos casos, uma germinação melhor na borda das piscinas representa um sintoma de salinização, tendo em vista que ocorre menor incidência de raios solares devido ao sombreamento lateral e conseqüentemente diminuindo a evaporação e o acúmulo de sais na superfície.

Com o aparecimento desses sintomas sugerem-se algumas irrigações com regador de jato bem fino para lixiviar esses sais, evitando que se concentrem na superfície causando danos ao sistema radicular das mudas.

Existem vários tipos e fórmulas de adubos disponíveis no mercado. Cada empresa possui a sua fórmula e recomendação quanto ao modo e momento de aplicação. As fórmulas com adubos hidrossolúveis são as mais indicadas para o uso nas piscinas no sistema "floating". Isso se deve ao índice salino de alguns adubos de lavoura muitas vezes usados pelos produtores. Qualquer excesso na aplicação poderá causar problemas de salinização. Dilua o adubo em um balde ou regador e faça a distribuição de maneira uniforme por toda a piscina para evitar a concentração de adubo em alguns locais da piscina.
Tenha cuidado, pois a aplicação excessiva de adubo ao invés de apressar o desenvolvimento das mudas poderá retardar o desenvolvimento, causando danos ao sistema radicular e até mesmo a morte das mesmas.

Manejo do canteiro:

Os canteiros devem ser manejados de maneira que a temperatura, luminosidade e umidade estejam adequadas para essa fase.
A abertura das laterais dos canteiros é fundamental para a aeração e retirada do excesso de umidade, evitando as doenças. Em dias mais quentes, isso também é importante para evitar a elevação da temperatura acima dos limites ideais, que podem causar distúrbios nas mudas. Por outro lado, é importante que, em dias frios, o fechamento seja realizado para que seja acumulado calor, diminuindo o estresse por frio. Em dias frios, a proteção dos ventos também é muito importante para prevenir danos às mudas.
Esses estresses podem interferir no desenvolvimento das plantas na lavoura, causando atraso no crescimento ou então o florescimento precoce das plantas.
Quando a produção ocorrer fora da época normal, em períodos muito quentes, com altas temperaturas e excesso de luminosidade, podem ocorrer dificuldades na germinação, sendo importante alguma forma de sombreamento.

Qualidade e sanidade das bandejas:

Recomenda-se alguma forma de higienização das bandejas já usadas para evitar o acúmulo de restos de cultura e doenças. Pergunte ao seu técnico ou orientador qual o método mais indicado.
Em bandejas novas podem ocorrer problemas de células secas ou então dificuldade de umedecimento e absorção de água por parte do substrato.
Células secas podem ser provenientes de espaços que ficam no substrato devido à granulosidade do mesmo ou a problemas no enchimento das bandejas.
Uma leve pressão no substrato pode resolver o problema nessas células secas, mas também pode ser realizada uma leve irrigação para facilitar que o substrato se acomode dentro da bandeja.

Para maiores informações ou dúvidas, consulte seu orientador ou um técnico especializado na produção de mudas de tabaco.

Termos e Condições Gerais

ProfiGen do Brasil Ltda - Estrada do Couto Km 03, Santa Cruz do Sul - RS - Brasil
Fone: (51) 3056-1400 Celulares: (51) 98452-3184 ou 98452-3185