Broto Crespo

Os sintomas do broto crespo se expressam na parte apical da planta causando atrofia e crestamento. Ocorre um crescimento anormal das folhas novas e estas se tornam crespas. Na lavoura os sintomas podem ser confundidos com o vira-cabeça, porém a atrofia tende a ser mais uniforme, não se expressando de forma unilateral, como no caso do vira-cabeça.

O broto crespo é transmitido pela cigarrinha (Agallia sp.), um pequeno inseto que é muito comum em áreas de pastagens.  

Os danos podem ser consideráveis, principalmente quando ocorrerem na fase inicial da cultura. Nesse caso as plantas ficam pequenas e as folhas não se desenvolvem, não permitindo o seu aproveitamento. Quando a infecção for mais tardia, poderão ser aproveitadas somente as folhas mais velhas, tendo em vista que as novas ficam atrofiadas.

Não existem cultivares resistentes a essa doença e por isso devem ser adotadas medidas preventivas, principalmente em áreas com histórico da doença.

Além da aplicação preventiva de inseticidas no tabaco, em áreas com histórico de alta incidência também é necessário que se controle a cigarrinha transmissora, que normalmente se abriga nas lavouras ou pastagens que cercam o tabaco.

Fotos com sintomas da doença:

Termos e Condições Gerais

ProfiGen do Brasil Ltda - Estrada do Couto Km 03, Santa Cruz do Sul - RS - Brasil
Fone: (51) 3056-1400 Celulares: (51) 98452-3184 ou 98452-3185