Fusarium


 



 
Doenças e pragas

Fusarium


Os sintomas normalmente iniciam em um lado da planta com o murchamento das folhas, podendo haver uma "amarelação" ou bronzeamento das mesmas. Causada por um fungo de solo, essa doença provoca "amarelação" lenta e seca das folhas. No lado afetado da planta, abaixo da casca, há uma descoloração uniforme de todo o tecido lenhoso (tecido vascular), apresentando uma cor marrom tipo chocolate.  Esse sintoma típico de fusarium contrasta com os da murcha bacteriana que somente apresenta listras escuras. A aparência unilateral dos sintomas e a descoloração vascular podem causar confusão entre murcha de fusarium ou murcha bacteriana. Porém, o “pus bacteriano” descrito para a murcha bacteriana é uma forma confiável de distinguir estas duas doenças. Algumas raízes no lado afetado apodrecem. A murcha de fusarium, assim como a murcha bacteriana, está geralmente acompanhada de infecção com nematoides de galhas.

O fungo Fusarium oxysporum f. sp. nicotianae pode sobreviver no solo por 10 anos ou mais. Este patógeno parasita entra em aberturas causadas por nematoides ou por outros danos nas raízes para alcançar o sistema vascular e se espalhar pelos vasos, bloqueando-os parcialmente e reduzindo o suprimento de água para a planta.

A disseminação do fungo para outras lavouras é através de restos de cultura infectados, por isso é importante higienizar tratores e implementos após o trabalho em áreas infectadas.

A principal forma de controlar o fusarium é o uso de cultivares tolerantes. O uso de nematicidas e a rotação de culturas também pode ser benéfico para áreas altamente infestadas com nematoides e fusarium.

 

Fotos com sintomas da doença:


 Sintoma visual da murcha de fusarium em planta de tabaco burley

 Descoloração marrom na parte lenhosa abaixo da casca e na inserção da folha no caule

 Tecido lenhoso afetado (escuro) contrastando com o tecido sadio

 Sintoma de fusarium em planta suscetível aos nematóides de galhas

 

Veja também



Produtos relacionados


  • PVH2233
    Resistentes a PVY

  • PVH2261
    Resistentes a PVY

  • PVH2291
    Tolerantes a Amarelão

  • PVH2329
    Tolerantes a Amarelão

  • HB4151P
    Tolerantes a Murcha Bacteriana e Fusarium

  • HB4155P
    Tolerantes a Murcha Bacteriana e Fusarium

  • HB4180P
    Tolerantes a Murcha Bacteriana e Fusarium

  • NC4
    Resistentes a Nematoides






Imagem Panorâmica ProfiGen

Endereço

Estrada do Couto
Km 03,
Santa Cruz do Sul
RS - Brasil