Nematoides


 



 
Doenças e pragas

Nematoides


Nematoides são vermes microscópicos arredondados, dentre os quais, vários tipos podem parasitar a cultura do tabaco. Os mais importantes são os nematoides formadores de galhas, que se alimentam nas raízes de tabaco causando atrofia, cor pálida e crescimento irregular das plantas, bem como o murchamento excessivo durante o dia e pouca resposta aos fertilizantes.

Os sintomas geralmente ocorrem em reboleiras (manchas da lavoura), mostrando deficiência de nitrogênio e potássio e queimadura na ponta das folhas. Em algumas áreas as plantas podem mostrar sintomas severos enquanto outras não aparentam nenhum sintoma de ataque. Uma análise detalhada das raízes e uma amostra de solo, para análise de nematoides, são necessárias para diagnosticar este problema que ocorre mais em regiões de clima quente e em solos arenosos. Altas temperaturas aceleram o ciclo de vida dos nematoides.

Existem várias cultivares resistentes ao Meloidogyne incognita raças 1 e 3, porém os danos causados por outras raças e espécies de nematoides vêm aumentando a cada ano. Além do M. incognita, as espécies mais comuns são Meloidogyne javanica e Meloidogyne arenaria. O programa de melhoramento da ProfiGen desenvolveu híbridos que além da resistência às raças 1 e 3 do M. incognita, também possuem tolerância a essas duas outras espécies.

Esses nematoides não parasitam as raízes de gramíneas, por isso a rotação de culturas com algumas espécies de gramíneas pode ser benéfica no manejo de nematoides.

Todos os híbridos Virgínia da ProfiGen são resistentes ao M. incognita raças 1 e 3 e os produtos relacionados são aqueles que, além dessa, apresentam também tolerância aos nematoides das espécies M. javanica e/ou M. arenaria.

Para Burley, a ProfiGen dispõe de diversos híbridos resistentes a M. incognita raças 1 e 3 e também tolerantes aos nematoides M. arenaria, conforme produtos relacionados.

 

Fotos com sintomas da doença:


 Sintoma visual de nematóides em lavoura de tabaco virginia

 Sintoma de nematóides de galhas em raiz de tabaco

 Vista de um nematóide-fêmea retirado de uma galha formada na raiz de tabaco

 Sintoma em raiz e na ponta das folhas de tabaco burley

 

Veja também



Produtos relacionados


  • PVH2233
    Resistentes a PVY

  • PVH2310
    Maturação rápida

  • HB4151P
    Tolerantes a Murcha Bacteriana e Fusarium

  • HB4194P
    Resistentes a Nematoides

  • HB4198P
    Resistentes a Nematoides

  • HB4266P
    Resistentes a Nematoides

  • HB4488P
    Resistentes a Nematoides

  • NC4
    Resistentes a Nematoides






Imagem Panorâmica ProfiGen

Endereço

Estrada do Couto
Km 03,
Santa Cruz do Sul
RS - Brasil